Startup: a diferença entre Common Stock e Preferred Stock

Main Content

Common Stock vs Preferred Stock e a importância disso para quem trabalha com startups

Moedas douradas sobre o solo com planta jovem crescendo sobre elas. Conceito de crescimento de dinheiro.

Moedas douradas sobre o solo com planta jovem crescendo sobre elas. Conceito de crescimento de dinheiro.Caso uma empresa seja vendida por valor inferior ao que foi estimado pelos sócios, os investidores têm preferência sobre a divisão do dinheiro. Em alguns casos, empreendedores e funcionários com direito a ações podem sair da negociação de bolsos vazios.

Em uma empresa startup normalmente há preferred stock (ações preferenciais) e common stock (ações ordinárias), em um evento de liquidez, como a venda da empresa, as ações preferred stock são pagas antes das common stock. As ações preferred stock podem ser participating ou non-participating, veremos isso mais pra frente neste texto. As preferências em evento de liquidez são chamadas de liquidation preferences: quando a startup é vendida, os donos de preferred stock têm uma quantidade garantida de dinheiro antes da divisão do valor entre os donos de common stock. Clique aqui e continue lendo o artigo “Common Stock vs Preferred Stock e a importância disso para quem trabalha com startups”.

Conceitos de empreendedorismo em poucos caracteres. O nome MBA é uma piada, deal with it. Por Marco Gomes, fundador da boo-box e do Mova Mais.

Fique antenado e siga também nossas redes: