Marketplace: Como resolver o problema de oferta e demanda

Main Content

Como a boo-box resolveu o problema de oferta e demanda enfrentado por todo marketplace

Em primeiro plano, um aperto de mãos, em segundo plano, uma equipe de executivos observando a transação

Em primeiro plano, um aperto de mãos, em segundo plano, uma equipe de executivos observando a transaçãoPara atrair anunciantes, a boo-box precisava ter muitos sites parceiros; para atrair sites, precisava haver demanda de anunciantes. Saiba como resolvemos este problema “do jeito hacker”.

Marketplace é um modelo de negócios onde a oferta e a demanda são feitas por terceiros e as transações são processadas pela plataforma. Um bom exemplo de marketplace é o Mercado Livre por exemplo, a empresa não tem produtos em estoque nem prateleiras com produtos, ela apenas disponibiliza uma plataforma para que compradores e vendedores negociem da maneira mais fácil o possível.

No início, toda empresa com modelos de negócios com características de marketplace enfrenta o problema da oferta e da demanda, que pode ser bem descrito como “um problema de ovo ou galinha”, é o seguinte:

Para ter clientes compradores, o marketplace precisa de vendedores em sua plataforma. Para atrair vendedores, precisa haver demanda de compradores. Um não existe sem o outro.

Clique aqui e leia o artigo onde explico como a boo-box resolveu o problema de oferta e demanda enfrentado por todo marketplace.

Conceitos de empreendedorismo em poucos caracteres. O nome MBA é uma piada, deal with it. Por Marco Gomes, fundador da boo-box e do Mova Mais.

Fique antenado e siga também nossas redes: