Blog Arquivos - #140mba por Marco Gomes

Category: Blog

Sua marca não deve responder reclamações públicas em redes sociais

‏@CostaHenrike diz "@rapha_teodoro Twitter da claro pra reclamar é @ClaroBlog"
‏@CostaHenrike diz "@rapha_teodoro Twitter da claro pra reclamar é @ClaroBlog"

Seria este o melhor jeito da Claro usar o Twitter?

Empresas perdem bons canais de comunicação quando usam seus perfis nas mídias sociais como ferramenta de atendimento.

A relação entre empresas e as redes sociais é hoje um tema muito discutido no mercado da internet. As companhias, cada vez mais inseridas na vida de seus clientes na web, os condicionam a reclamarem abertamente em suas páginas e perfis de mídias sociais. No entanto, a eficácia deste canal é um ponto a ser reavaliado. Em conversa com meu amigo e sócio Edney Souza (@interney), surgiu uma questão interessante: ao resolver imediatamente os problemas relatados no Twitter e Facebook, as marcas não estão condicionando seus clientes ao uso constante deste SAC improvisado? Qual o real preparo da área de atendimento para lidar com o público 2.0?

Trabalho com tecnologias para publicidade em redes sociais tenho acesso a uma audiência mensal superior a 80 milhões de pessoas, divulgando desde startups, como oGetNinjas, até grandes grupos, como a Unilever. Com uma rede de 42 mil publishers – produtores de conteúdo, profissionais e amadores usam o sistema da minha empresa para se profissionalizar e ganhar dinheiro com anúncios, de acordo com a relevância e a audiência individual. Sendo assim, a nossa atividade nos faz avaliar constantemente a eficácia do SAC 2.0.

Clique aqui e leia o artigo sobre como sua marca deve se comportar quanto a reclamações públicas em redes sociais.

A diferença entre estratégia, tática e operação, lições de negócios em O Resgate do Soldado Ryan

Alguns membros da Esquadra formada pelo Capitão John H. Miller

Alguns membros da Esquadra formada pelo Capitão John H. Miller

Alguns empreendedores alteram sua estratégia quando o erro está na tática ou operação, desperdiçando energia e colocando seus negócios em risco.

O filme O Resgate do Soldado Ryan, lançado em 1998, dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Tom Hanks, pode nos ensinar muito sobre a importância de dominar estratégia, tática e operação. Além disso, as lições da analogia de guerra nos mostram quando você deve alterar sua operação, tática, ou estratégia.

As guerras são eventos tristes para os envolvidos, pessoas morrem e sofrem, inocentes são atingidos. Mas as analogias de guerra podem nos ensinar muito sobre o mundo dos negócios. Foi isso que fez Sun Tzu cair na graça dos MBAs e autores de auto-ajuda corporativa.

Clique aqui e veja as lições que podemos aprender com O Resgate do Soldado Ryan sobre estratégia, tática e operação.

Como funciona a segmentação de audiência na publicidade online e sua importância na evolução da Web

Placa de aeroporto com as palavras "Online Ads Money"

Placa de aeroporto com as palavras "Online Ads Money"

As técnicas modernas de segmentação de audiência coletam dados anônimos em inúmeros ambientes, com isso as propagandas online ficam mais relevantes sem comprometer nossa privacidade.

O poder de segmentação da publicidade online contribui para o desenvolvimento da Internet, pois anunciantes fazem propagandas com melhor retorno sobre o investimento, quem publica conteúdo na Internet recebe mais dinheiro pelos anúncios exibidos para sua audiência e os consumidores usam uma internet mais agradável, com anúncios mais relevantes e interessantes. Melhorar a Internet através da Publicidade é a missão da boo-box, empresa de anúncios em blogs, sites e redes sociais que fundei em 2006.

Com as recentes mudanças nos termos de uso do Instagram, surgiu uma discussão muito interessante sobre a privacidade na Internet e o uso de informações pessoais em anúncios. Um aspecto muito interessante é o total desconhecimento do público geral sobre as técnicas usadas atualmente para segmentação de audiência em campanhas de publicidade, as pessoas ainda acham que a publicidade online é segmentada com base em amostragens estatísticas, como acontece na velha mídia das revistas, jornais e TV aberta. Mas por aqui não é assim.

Ao contrário de seus ancestrais analógicos, a publicidade online tem um poder de segmentação inédito e altamente escalável, neste humilde texto, pretendo cobrir algumas das técnicas mais recentes envolvendo análise de comportamento, compartilhamento de informação entre celulares e desktops, rastreamento de consumo de conteúdo e mineração de dados não-identificáveis.

Clique aqui e continue lendo o artigo que descreve como funciona a segmentação de audiência na publicidade online e sua importância na evolução da Web.

4 pré-requisitos para você se considerar um empreendedor

Word entrepreneur from the old dictionary, a close up. Via Shutterstock

É preciso cumprir os quatro pré-requisitos para ser um empreendedor, sem eles você é uma pessoa com uma hipótese, projeto, idéia, protótipo.

Word entrepreneur from the old dictionary, a close up. Via Shutterstock

Você só é um empreendedor se tiver:

  • Produto
  • Dinheiro
  • Time
  • Cliente

Gosto desta definição pois ela é binária, não dá espaço a características subjetivas como “iniciativa”, “visão” ou “inovação”. Produto, dinheiro, time e cliente, ou você tem, ou você não é um empreendedor.

Clique aqui e continue lendo o artigo com a explicação dos 4 fatores para alguém ser um empreendedor.

3 maneiras práticas que o Bitcoin poderá melhorar sua vida

Bitcoin em transferências internacionais

Bitcoin em transferências internacionais

O Bitcoin e as criptomoedas são uma solução genial e super elegante para um problema computacional clássico. Mas como esta nova tecnologia poderá ser usada na prática em nosso dia-a-dia?

Todos os casos abaixo são hipóteses, precisamos de tempo, maior adoção das criptomoedas e desenvolvimento de software antes de poder, efetivamente, aplicar estas soluções em nosso dia-a-dia.

  1. Como não pagar IOF em viagens internacionais
  2. Como enviar dinheiro entre países pagando taxas zero ou quase-zero
  3. Como fazer e receber micropagamentos (frações de centavo)

Clique aqui e continue lendo o artigo com 3 maneiras práticas que o Bitcoin poderá melhorar sua vida.

Como declarar Bitcoin no Imposto de Renda, um parecer jurídico

Um leão rugindo, simbolizando a receita federal

Um leão rugindo, simbolizando a receita federal

Após minha participação no NerdCast 393, Ouro, Diamantes e Bitcoins, o advogado Silvio Vinhal, da Sousa Neto Advogados, me enviou proativamente um parecer jurídico sobre a declaração do investimento em Bitcoins no IRPF. Segue abaixo o documento que recebi.


Caro Sr. Marco, boa tarde!

Considerando que seu intuito é redigir um post relacionado com a tributação do ganho de capital de alienação do ativo “bitcoin”, decidi me dedicar a fazer um estudo mais aprofundado sobre a matéria com certa justificação.

Clique aqui e leia o parecer jurídico sobre como declarar Bitcoin no IRPF.

Como a boo-box resolveu o problema de oferta e demanda enfrentado por todo marketplace

Em primeiro plano, um aperto de mãos, em segundo plano, uma equipe de executivos observando a transação

Em primeiro plano, um aperto de mãos, em segundo plano, uma equipe de executivos observando a transaçãoPara atrair anunciantes, a boo-box precisava ter muitos sites parceiros; para atrair sites, precisava haver demanda de anunciantes. Saiba como resolvemos este problema “do jeito hacker”.

Marketplace é um modelo de negócios onde a oferta e a demanda são feitas por terceiros e as transações são processadas pela plataforma. Um bom exemplo de marketplace é o Mercado Livre por exemplo, a empresa não tem produtos em estoque nem prateleiras com produtos, ela apenas disponibiliza uma plataforma para que compradores e vendedores negociem da maneira mais fácil o possível.

No início, toda empresa com modelos de negócios com características de marketplace enfrenta o problema da oferta e da demanda, que pode ser bem descrito como “um problema de ovo ou galinha”, é o seguinte:

Para ter clientes compradores, o marketplace precisa de vendedores em sua plataforma. Para atrair vendedores, precisa haver demanda de compradores. Um não existe sem o outro.

Clique aqui e leia o artigo onde explico como a boo-box resolveu o problema de oferta e demanda enfrentado por todo marketplace.

Common Stock vs Preferred Stock e a importância disso para quem trabalha com startups

Moedas douradas sobre o solo com planta jovem crescendo sobre elas. Conceito de crescimento de dinheiro.

Moedas douradas sobre o solo com planta jovem crescendo sobre elas. Conceito de crescimento de dinheiro.Caso uma empresa seja vendida por valor inferior ao que foi estimado pelos sócios, os investidores têm preferência sobre a divisão do dinheiro. Em alguns casos, empreendedores e funcionários com direito a ações podem sair da negociação de bolsos vazios.

Em uma empresa startup normalmente há preferred stock (ações preferenciais) e common stock (ações ordinárias), em um evento de liquidez, como a venda da empresa, as ações preferred stock são pagas antes das common stock. As ações preferred stock podem ser participating ou non-participating, veremos isso mais pra frente neste texto. As preferências em evento de liquidez são chamadas de liquidation preferences: quando a startup é vendida, os donos de preferred stock têm uma quantidade garantida de dinheiro antes da divisão do valor entre os donos de common stock. Clique aqui e continue lendo o artigo “Common Stock vs Preferred Stock e a importância disso para quem trabalha com startups”.

Empreendedor, colabore com seus pares! Faça negócios com startups brasileiras e fortaleça o mercado

Imagem mostrando a um peixe palhaco entre os tentáculos da anêmona-do-mar

De cada 10 empresas abertas no Brasil, 6 fecham as portas até o quinto ano de existência. Precisamos criar um ambiente de colaboração entre os empreendedores para elevar nossa taxa de sucesso e crescermos como ecossistema.

Imagem mostrando a um peixe palhaco entre os tentáculos da anêmona-do-mar

Relação de simbiose entre o peixe palhaço e a anêmona-do-mar: O peixe se alimenta dos minúsculos predadores da anêmona, os tentáculos da anêmona protegem o peixe de seus predadores. Ambos se beneficiam.

IMHO um dos maiores problemas do ecossistema de startups do Brasil é que poucos empreendedores topam se ajudar.

Nos EUA os empreendedores de tecnologia me parecem muito mais unidos, usando serviços uns dos outros e firmando parcerias onde há ganho mútuo real. Por aqui parece que cada um só quer fechar aquele negócio com o grande varejista/banco/ecommerce/grupo de mídia sem se importar em colaborar para o ecossistema dos que estão, como ele, lutando para crescer em um país onde de cada 10 empresas abertas, 6 fecham antes do quinto ano.

Clique aqui e continue lendo este artigo sobre colaboração entre startups brasileiras.

O que é Venture Capital e como sua empresa pode receber investimento

Um infográfico mostrando cifrões pequenos, uma lâmpada e cifrões maiores

Um infográfico mostrando cifrões pequenos, uma lâmpada e cifrões maioresSaiba o que aprendi com os investimentos de milhões de dólares feitos na boo-box, como funciona o aporte de Capital de Risco, suas responsabilidades com o sócio-investidor e porque você não fica rico ao receber dinheiro pra sua empresa.

Aporte de Capital de Risco é um tipo de investimento feito em uma empresa para fazê-la crescer rapidamente e multiplicar o investimento em pouco tempo. Muitas vezes este investimento é feito em uma startup, às vezes até uma idéia ainda não implementada, portanto há mais incerteza sobre o sucesso do negócio, por isso o risco 🙂

O empreendedor tem a idéia e capacidade de execução, o investidor tem recursos financeiros, experiência estratégica e networking pra alavancar o negócio. Um investimento saudável é uma parceria entre empreendedor e investidor, ambos devem ter capacidade de superar desafios com o objetivo comum de fazer o negócio dar certo.

Já percebeu que conseguir um investimento de capital de risco é o sonho de muitos empreendedores e “pessoas que têm idéias”? Esses já começam errado, investimento não pode ser sonho, precisa ser meio, ferramenta, caminho. O sonho deve ser fazer algo importante, rentável e altamente escalável.

Clique aqui e continue lendo o artigo “O que é Venture Capital e como sua empresa pode receber investimento”, onde mostro como funciona o aporte de Capital de Risco.